- Área: 14000 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Hao Chen, Eiichi Kano
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu do Patrimônio Cultural Intangível de Suzhou está situado na parte leste do Parque de Exposições de Horticultura de Suzhou, num povoado tranquilo próximo do lago Taihu no distrito de Wuzhong. O terreno está rodeado em seus três lados pelo rio. O projeto é inspirado no ambiente natural e na cultura tradicional da cidade de Suzhou.
A estratégia consiste em conectar diferentes funções dispersas mediante pátios e circulações exteriores, com o fim de gerar uma experiência espacial a partir dos tipos de edifícios tradicionais. Em consideração com os climas locais, a obra permite aos visitantes caminharem, mesmo com chuva, pelos corredores ao ar livre entre os diferentes pátios. Os espaços principais localizados nos pátios estão desenhados a partir da construção de identidades; como a cúpula do teatro - coberta por bambu laminado com vegetação verde -, a icônica instalação de nuvens na plataforma do hall do museu, a torre de observação que domina a vista dos arredores e o restaurante na frente d'água.
Para cumprir com os requisitos do programa e reduzir o impacto negativo no meio ambiente natural, a maior parte do volume está coberto com um teto verde, abordando o tema da vinculação entre a fronteira da arquitetura e natureza. O museu oferece aos visitantes uma grande quantidade de informação e experiências interativas. Três átrios fornecem ventilação e iluminação natural, além de dirigir os visitantes para as plataformas expositivas. Forma-se um parque público - com vários tipos de vegetação - onde podem ser realizadas performances ao ar livre, eventos gastronômicos, experiências educativas e interativas.